O que são metástases

Blog

Metástase é quando um tumor espalha para uma parte diferente do corpo. A palavra metástase vem do grego “meta” que significa mudança e “histanai” que significa lugar, ou seja, é a mudança de local do tumor.

Metástases são importante porque 90% das mortes relacionadas ao câncer são causadas por metástases, logo, quanto mais entendemos as metástases mais podemos tratar o câncer.

Quer dizer que toda metástase leva a óbito? Não, hoje temos tratamentos com boas respostas para câncer de pele, especialmente imunoterapia e terapia alvo para melanoma e imunoterapia para carcinoma de Merkel.

Como acontecem as metástases:

Para que um câncer possa espalhar pelo corpo é necessário acontecerem 5 passos:

  1. Migração/invasão do tecido: Para que um tumor possa das metástases, primeiro é preciso que ele invada a região onde está localizado até encontrar um vaso linfático ou sanguíneo.
  2. Entrada nos vasos linfáticos ou sanguíneos: O tumor precisa sair do tecido e entrar no vaso linfático ou sanguíneo.
  3. Sobreviver na circulação: Células soltas na corrente sanguínea são alvos fáceis para o sistema de defesa, para que o tumor possa espalhar pelo corpo, suas células precisam escapar do sistema imunológico, sistema de defesa do corpo enquanto estiverem na circulação.
  4. Sair dos vasos linfáticos e sanguíneos: Em algum momento as células do câncer têm de sair dos vasos linfáticos ou sanguíneos e entrar no tecido, agora em outro local, diferente do local do tumor inicial.
  5. Se estabelecer num órgão a distância, sobrevivendo e crescendo. Aqui talvez seja o momento mais crítico para o tumor. As células tem de colonizar e se multiplicar num local que normalmente não é propício para isso. Para conseguir fazê-lo, as células em geral sofrem alterações no seu metabolismo e, portanto, a célula metastática acaba se tornando ligeiramente diferente da célula do tumor inicial.

Para que todo este processo aconteça precisa haver uma interação entre o tumor e o nosso corpo. Em geral as células do câncer precisam de inúmeras mutações para que possam mudar seu metabolismo e sobreviver a todos estes passos causando uma metástase. E cada câncer tem um risco específico de espalhar pelo corpo. No caso de câncer de pele, o carcinoma basocelular  raramente dá metástases, o contrário acontece com melanoma, que tem maior risco de espalhar.

Para quais locais do corpo o câncer pode espalhar (metastizar)?

          O local do corpo para onde o câncer metastiza depende do tipo de câncer. Mas, como uma regra geral, os cânceres de pele metastizam para linfonodos e para outros órgãos a distância, cada câncer tem sítios de predileção de metástases:

  • Melanoma: Linfonodos, pulmão, cérebro, fígado e pele
  • Merkel: Linfonodos, fígado, pulmão, pele e ossos
  • Carcinoma Espinocelular: Linfonodos. Metástases para outros órgãos são raras, menos de 0,4% dos casos.

A metástase é o mesmo tipo de câncer de antes?

Sim, uma metástase de melanoma para o cérebro significa que as células do melanoma espalharam até atingir o cérebro. Não são 2 tumores diferentes, um na pele e outro no cérebro, é o mesmo câncer que espalhou. Por isso, o tratamento de uma metástase de melanoma se faz com medicações específicas para melanoma, independente do local da metástase.

Como é feito o diagnóstico de metástases?

Em geral os médicos precisam pedir exames adicionais para diagnosticar metástases, seja uma tomografia, uma ressonância ou até mesmo um PET-scan (tomografia computadorizada por emissão de pósitrons). Eventualmente uma suspeita de metástase identificada num desses exames precisa ser biopsiada para confirmar o diagnóstico.

Como é feito o tratamento das metástases?

          O tratamento depende do tipo de câncer e do tipo de metástase, cada caso tem um tratamento específico, sendo importante o acompanhamento por uma equipe médica multidisciplinar.

Referências bibliográficas

  1. Chitty JL, Filipe EC, Lucas MC, Herrmann D, Cox TR, Timpson P. Recent advances in understanding the complexities of metastasis. Version 2. F1000Res. 2018 Aug 1  [revised 2018 Jan 1];7. pii: F1000 Faculty Rev-1169.
  2. Elia I, Doglioni G, Fendt SM. Metabolic Hallmarks of Metastasis Formation. Trends Cell Biol. 2018 Aug;28(8):673-684.

Autor:

Dr. Gustavo Alonso

Dermatologista – CRM – SP: 97410 | RQE – 37815