Vasinhos no rosto

Procedimentos

Vasinhos no rosto, também chamados de telangiectasias, são a proliferação exagerada de vasos sanguíneos no rosto, em especial ao redor do nariz, regiões malares (maça do rosto) e queixo. Muito comum em pessoas de pele clara, com uma tendência familiar. Apesar de não ser um problema de saúde, acaba causando um incomodo estético, sendo uma razão frequente de consulta nos consultórios dermatológicos.

Vasinhos (telangiectasias) na região nasal

O que causa os vasinhos no rosto?

A principal causa de telangiectasias é a exposição solar crônica, em especial em pessoas de pele mais clara e com tendência familiar a formar telangiectasias.

Alguns problemas de saúde também podem causar vasinhos no rosto. Neste caso, a causa mais comum é a rosácea. A rosácea é um problema inflamatório de pele que acomete a região do centro do rosto e pode causar um vermelhidão na face (eritema facial) e também o surgimento de telangiectasias.

Algumas medicações como corticoesteróides e estrogênios também podem causar vasinhos no rosto. Atenção especial ao uso de retinóides tópicos (ácido retinóico ou tretinoína) que são muito comuns na dermatologia. Seu uso excessivo em pessoas de pele muito sensível pode causar telangiectasias.

Tratamento dos vasinhos do rosto

          O principal tratamento é o uso de um laser vascular como o laser de Nd:Yag 1064mm.  Este tipo de laser tem uma afinidade pela hemoglobina presente no sangue, conseguindo coagular a telangiectasia sem machucar a pele sobre o vasinho, não deixando nenhuma cicatriz.

          Nos casos de eritema facial, em que não existem telangiectasias, mas somente um vermelhidão no rosto, a luz intensa pulsada acaba tendo melhor resultado.

Como prevenir os vasinhos no rosto?

A principal prevenção é o cuidado com a exposição solar e o uso de protetor solar diário, em especial nas pessoas com pele mais clara e tendencia familiar a telangiectasias. 

Ter hábitos saudáveis, evitando tabagismo e obesidade também ajuda muito. E claro evitar as causas conhecidas como medicações.

Referências

  1. Yepuri V, Patil AD, Fritz K, Salavastru C, et al. Light-Based Devices for the Treatment of Facial Erythema and Telangiectasia. Dermatol Ther (Heidelb). 2021 Dec;11(6):1879-1887
  2. Kwon WJ, Park BW, Cho EB, Park EJ, Kim KH, Kim KJ. Comparison of efficacy between long-pulsed Nd:YAG laser and pulsed dye laser to treat rosacea-associated nasal telangiectasia. J Cosmet Laser Ther. 2018 Oct;20(5):260-264

Autor:

Dra. Maria Helena Garrone

Dermatologista – CRM – SP: 100745 | RQE: 39108