Rejuvenescimento de lóbulo de orelha

Procedimentos

As orelhas sempre foram uma região de extrema importância estética na face, motivo pelo qual sempre foram adornadas com brincos, piercings e jóias. Como todo o corpo, as orelhas também envelhecem, em especial o lóbulo da orelha que pode ficar mais alongado, murcho, com rugas e manchas na pele. Além do aspecto visual o lóbulo murcho e alongado perde capacidade de sustentação prejudicando o uso de brincos. Atualmente existem diversos tratamentos para o rejuvenescimento do lóbulo da orelha, cada tratamento busca tratar um dos aspectos do envelhecimento.

Comparação entre uma orelha jovem e uma orelha envelhecida. O lóbulo fica mais flácido, mais longo e perde volume ficando murcho.

Lobuloplastia

O que é lobuloplastia? É a cirurgia plástica para redução do lóbulo. Com o envelhecimento o lóbulo fica mais flácido e alongado, com excesso de pele. Nesta cirurgia este excesso de pele é removido, devolvendo ao lóbulo um tamanho e formato mais jovem. Talvez seja o principal tratamento no rejuvenescimento das orelhas. É um procedimento simples, realizado em consultório sob anestesia local. No pós-operatório pode haver inchaço e hematomas, que se resolvem em poucos dias. A dor no pós operatório é bem tolerável, sendo manejada com uso de analgésicos. Os pontos são retirados com 7 a 10 dias e após 6 a 8 semanas pode-se retomar o uso de brincos. O principal foco da lobuloplastia é a correção da flacidez, da ptose do lóbulo. Quando existe também perda de volume, quando o lóbulo está murcho outros procedimentos são necessários.

A lobuloplastia é também a cirurgia usada na correção da orelha rasgada, também chamada de orelha fendida.

Preenchimento de lóbulo de orelha

Uma excelente opção de rejuvenescimento do lóbulo da orelha é o uso de preenchedores a base de ácido hialurônico. É um procedimento simples, feito sob anestesia tópica com pomadas ou anestesia local dependendo da sensibilidade de dor de cada paciente. Os resultados são praticamente instantâneos e vão melhorando e ficando mais naturais em 3 semanas. Pode acontecer hematomas e inchaço que se resolvem em poucos dias. Em geral a dor no pós procedimento é mínima. O ideal é ficar sem usar brincos por pelo menos 1 semana, para o preenchedor se estabilizar e não correr o risco de mudar de lugar.

Posso fazer a lobuloplastia e o preenchedor juntos?

Não só pode como deve. A cirurgia, a lobuloplastia corrige a parte da flacidez do envelhecimento, corrige o alongado do lóbulo, mas não corrige a perda de volume, o aspecto murcho. Os preenchedores fazem exatamente isso, correção de volume, devolvendo ao lóbulo um aspecto jovial. Existe um sincronismo perfeito na associação.  Os preenchedores podem ser feitos no pós-operatório imediato da lobuloplastia, aproveitando a mesma anestesia. Ou podem ser feitos após a retirada dos pontos, quando o edema já tiver desaparecido.

Peelings para rejuvenescimento do lóbulo de orelha

Quando existe um fotoenvelhecimento, isto é, envelhecimento causado pela exposição solar crônica, pode haver manchas e rugas finas que não melhoram com lobuloplastia ou uso de preenchedores. Neste caso uma excelente opção é o uso de peelings médios, que removem a camada superficial da pele, melhorando o aspecto global da pele da região. Os peelings podem ser associados a outras técnicas de acordo com necessidades individuais.

Radiofrequência microagulhada e Ultrassom microfocado

Estas duas técnicas podem ser usadas para tratar a flacidez leve lóbulo. Ultrassom microfocado é um procedimento sem cortes ou agulhas, que utiliza ondas de ultrassom para aquecimento da pele e de estruturas abaixo da pele. Este aquecimento promove a contração, remodelação e nova síntese de colágeno sendo uma importante forma de tratar a flacidez de pele. Já a radiofrequência microagulhada se utiliza da associação do microagulhamento com a energia da radiofrequência. O microagulhamento causa um trauma que provoca a liberação de fatores de crescimento e a ativação da síntese de colágeno. Além do dano mecânico da puntura, as agulhas agem também emitindo ondas de radiofrequência nas camadas mais profundas da pele causando contração, remodelação e produção de colágeno. As duas tecnologias estão indicadas em casos mais leves de flacidez que ainda não precisam de cirurgia. Também podem ser associadas a preenchedores para complementar o tratamento com a reposição de volume.

Quando posso voltar a usar brinco após o rejuvenescimento do lóbulo?

Essa é sem dúvida a pergunta mais frequente após qualquer tratamento do lóbulo. Após uma cirurgia de lobuloplastia o ideal é esperar entre 6 a 8 semanas para que o brinco não exerça uma força sobre a cicatriz. Uma cicatriz nunca terá a mesma resistência da pele normal e o suo de brincos pode prejudicar a cicatrização deixando a cicatriz alargada. Já no caso dos preenchimentos, deve-se evitar o uso de brincos por 7 a 10 dias para evitar que o preenchedor saia do local.

Perguntas frequentes

Quanto custa a cirurgia de lobuloplastia?

Essa é uma pergunta frequente, mas difícil de responder. Cada caso é único, é preciso avaliar se existe necessidade de associar a lobuloplastia com preenchedores ou outros tratamentos. A lobuloplastia não é um procedimento caro por ser feito no próprio consultório com anestesia local.

Quanto tempo dura um preenchimento de orelha?

Existem alguns trabalhos na literatura avaliando a duração do preenchedor em lóbulo de orelha. Os resultados são variados, mas em média de 12 a 18 meses, alguns casos chegando a 2 anos.

Como é a cicatriz da lobuloplastia?

As cicatrizes são mínimas e ficam escondidas entre o lóbulo e o sulco abaixo do anti tragus, sendo muito pouco visíveis.

Lobuloplastia pra rejuvenescimento do lóbulo. A cicatriz fica imperceptível, escondida nos sulco.
Cicatriz final da lobuloplastia

Porque devo fazer o rejuvenescimento do lóbulo da orelha?

Rejuvenescimento de lóbulo de orelha pode ser feito por diversos tratamentos diferentes, sendo que a combinação de tratamentos promove resultados mais naturais e melhores. Reduzir a flacidez e repor o volume do lóbulo reestabelece a jovialidade e devolve a naturalidade do uso de brincos.

Referências bibliográficas

  1. Azzawi S, Aigen AR. Earlobe Rejuvenation: A Review of Current Treatment Modalities. Dermatol Surg. 2023 Mar 1;49(3):253-258
  2. Arora G, Arora S. Rejuvenating earlobe esthetics with dermal fillers. J Cosmet Dermatol. 2022 Jul;21(7):2788-2792.
  3. Fuente-Del-Campo A, Lesta-Compagnucci L. Restoration of the Age Elongated Auricular Lobe. Aesthet Surg J. 2020 Jul 13;40(8):819-826.

tratamentos para rejuvenescimento do lóbulo de orelha

Autor:

Dr. Gustavo Alonso

Dermatologista – CRM – SP: 97410 | RQE – 37815