O que é o carcinoma espinocelular?
Carcinoma espinocelular (CEC) é um tipo de câncer de pele que pode ter comportamento agressivo, se não for tratado adequadamente pode causar metástases e até óbito. Quanto mais precoce o diagnóstico e o tratamento maior a chance de cura!
Carcinoma espinocelular não é exclusivo da pele, podendo ocorrer também em mucosas, como, garganta, boca, colo do útero, vagina e pênis. Seu comportamento é ainda mais agressivo nas mucosas, principalmente em boca e garganta.
O carcinoma espinocelular também é conhecido como carcinoma epidermóide ou carcinoma de células escamosas, todos os nomes dizem respeito ao mesmo tipo de tumor, originário na camada espinhosa da epiderme, por isso, espinocelular.
Grau de diferenciação do carcinoma espinocelular
Você acabou de pegar o resultado do seu exame de biópsia e o diagnóstico é carcinoma espinocelular. Junto do diagnóstico vem a informação sobre o grau de diferenciação. Esta é uma classificação que compara a célula do tumor com as células normais da pele, quanto mais bem diferenciado, mais parecido com as células normais da pele são as células do tumor. Quanto mais indiferenciado as células do tumor forem, mais diferente das células normais da pele. Ou seja, diferenciação é uma forma de avaliar a agressividade do carcinoma espinocelular.
Existem 2 formas de classificar a diferenciação do tumor, classificar em 3 níveis ou a classificação de Broders.
Diferenciação do carcinoma espinocelular
Carcinoma espinocelular bem diferenciado:
As células do tumor são muito parecidas com as células normais da epiderme, as chamadas células espinhosas.
Carcinoma espinocelular moderadamente diferenciado:
As células do tumor não são iguais as da pele normal, mas ainda mantém uma semelhança, tem um prognóstico intermediário entre um bem diferenciado e um CEC indiferenciado.
Carcinoma espinocelular indiferenciado:
É o CEC com células que não se parecem muito com as células normais da pele, quando o tumor é indiferenciado em geral ele é mais agressivo.
Classificação de Broders
- Carcinoma espinocelular grau I: de 0 a 25% de células indiferenciadas
- Carcinoma espinocelular grau II: de 25 a 50% de células indiferenciadas
- Carcinoma espinocelular grau III: de 50 a 75% de células indiferenciadas
- Carcinoma espinocelular grau IV: de 75 a 100% de células indiferenciadas
Fotos de carcinoma espinocelular ou epidermóide
Tratamento do carcinoma espinocelular
O carcinoma espinocelular é um câncer de pele potencialmente agressivo que pode ser curado quando tratado corretamente e precocemente. A cirurgia de Mohs é o método cirúrgico com as melhores taxas de cura para os carcinomas espinocelulares mais agressivos, pouco diferenciados e tumores com infiltração perineural ou perivascular. Eventualmente o carcinoma espinocelular pode precisar de tratamentos adicionais além da cirurgia.
Referências bibliográficas
- Motaparthi K, Kapil JP, Velazquez EF. Cutaneous Squamous Cell Carcinoma: Review of the Eighth Edition of the American Joint Committee on Cancer Staging Guidelines, Prognostic Factors, and Histopathologic Variants. Adv Anat Pathol. 2017 Jul;24(4):171-194.
- Bander TS, Nehal KS, Lee EH. Cutaneous Squamous Cell Carcinoma: Updates in Staging and Management. Dermatol Clin. 2019 Jul;37(3):241-251.
- Heppt MV, Leiter U. Cutaneous squamous cell carcinoma: state of the art, perspectives and unmet needs. J Dtsch Dermatol Ges. 2023 Apr;21(4):421-424.