Saiba como reconhecer um câncer de pele

Blog

O câncer de pele é o tipo mais comum de câncer no ser humano. Mas felizmente quando diagnosticado precocemente pode ser curado. Reconhecer os sinais e sintomas é fundamental para um diagnóstico precoce e um tratamento eficaz. Aqui estão algumas dicas de como reconhecer um câncer de pele.

Regra do ABCDE do Melanoma:

Melanoma é um dos tipos de câncer de pele, um dos mais agressivos, felizmente melanoma não é tão comum. O melanoma se manifesta como uma mancha escura que cresce. Para ajudar a reconhecer um melanoma temos a regra do ABCDE

  • A de Assimetria: Se as duas metades de uma lesão forem diferentes, essa é uma lesão suspeitas
  • B de Bordas irregulares: Bordas denteadas e irregulares são um sinal suspeito
  • C de Cores: Melanomas costumam ser escuros e/ou podem exibir diversas cores como marrom escuro, marrom claro, cinza e avermelhado.
  • D de Diâmetro: Melanomas crescem continuamente, por isso é comum que melanomas tenham mais de 6 milímetros de diâmetro. Melanomas iniciais podem ter menos de 6 mm, o fundamental aqui é estar atento a pintas ou sinais que estejam crescendo.
  • E de Evolução: Mudança, crescimento, mudança de cor, mudança de relevo. Toda pinta ou sinal que esteja mudando em pouco tempo deve ser examinada por um dermatologista
Regra do ABCD: Assimetria: divide a lesão no meio e suas metades são diferentes. Bordas irregulares. Cores múltiplas e Diâmetro maior que 6 milímetro.

Ferida que não cicatriza

Este é um sinal muito importante para pensar no diagnóstico de um câncer de pele, uma ferida que leva mais de 15 dias para cicatrizar deve ser examinada por um dermatologista.

Sangramento

Se uma pinta, um sinal ou uma lesão de pele sangrar espontaneamente, sem ter sofrido um trauma, este é um sinal suspeito. Existe um tipo de câncer de pele o carcinoma basocelular que pode sangrar com facilidade.

Crescimento rápido

Toda lesão de pele que cresce ou se modifica rapidamente (menos que 2 meses) deve ser avaliada por um dermatologista.

Uma nova lesão que se destaca das demais: O surgimento de uma nova lesão na pele, especialmente se for diferente das demais pintas ou sinais da pele é algo suspeito e deve ser avaliado por um médico.

O que eu posso fazer para evitar um câncer de pele

O fator mais importante no surgimento do câncer de pele é a exposição excessiva ao sol. Logo, para evitar o câncer de pele devemos nos proteger do sol:

1-Evite exposição prolongada e horários de pico de radiação

2-Use chapéus, óculos e roupas

3-Aplique (e reaplique) protetor solar

Além da proteção solar é recomendado fazer o autoexame da pele uma vez por mês, examinar sua pele toda com a ajuda de espelhos. Não se esqueça de examinar as costas, o couro cabeludo, pés, mãos e genitais.  E caso encontre uma lesão suspeita agende uma consulta rapidamente com um dermatologista.

Por falar em dermatologista, é recomendável consultar um especialista uma vez por ano, para ser examinado por um profissional treinado.

Autor:

Dr. Gustavo Alonso

Dermatologista – CRM – SP: 97410 | RQE – 37815